Por que investir na compra ou locação de uma estação total?

Por que investir na compra ou locação de uma estação total?

Se você ainda ao sabe o que é uma estação total saiba de início que ela é capaz de significar uma economia de tempo, trabalho e dinheiro para você. Tecnicamente, a estação total, também conhecida como taqueômetro eletrônico, é um equipamento que mede ângulos e distâncias. Fruto da evolução tecnológica do setor, ela nada mais é do que o fruto da união de um teodolito com um distanciômetro eletrônico. Ela possui ainda um software capaz de armazenar dados e executar cálculos. Em resumo, uma estação total pode ser definida basicamente assim.

Mas como ela funciona? Podemos explicar que a estação total emite um feixe de raios lazer que bate em um prisma e volta até ela. O tempo que o raio demora entre sua emissão e a chegada de volta, juntamente com o ângulo de rotação da mesma, possibilita o cálculo da distância do ponto e outros dados.  São equipamentos capazes de realizar medidas planimétricas e altimétricas de uma superfície com bastante precisão. 

Vantagens

O avanço tecnológico permitiu que o trabalho topográfico se tornasse menos oneroso e mais confiável e prático, com a redução da equipe de campo necessária. Nesse contexto, a estação total representa um melhor custo benefício em relação a outros equipamentos, pois reduz gastos operacionais e aumenta a performance do trabalho. Ou seja, com o aparelho o trabalho fica mais ágil e preciso, sem diminuir em nada a qualidade do mesmo. Além disso, a estação total pode ser utilizada em diversos ambientes com qualquer nível de inclinação.

Os modelos mais modernos de estação total já foram projetados para que a sua operação se tornasse mais simples, prática e rápida, como todo mundo espera que seja um trabalho topográfico profissional na atualidade. Sem contar que o processamento de dados é bem mais rápido em relação a outros aparelhos como receptores GNSS em modelos estáticos, entre outros equipamentos da mesma linha. Por tudo, isso é inegável que é uma ótima opção investir em uma estação total. E a Guedes Equipamentos Topográficos disponibiliza para venda ou locação ótimos produtos com os melhores preços do mercado. Entre em contato e confira você mesmo.