5 dicas de conservação para que seus equipamentos topográficos durem mais

5 dicas de conservação para que seus equipamentos topográficos durem mais

Alta sensibilidade. Esta é uma das principais características dos equipamentos topográficos e, por isso, eles devem ser manuseados e transportados com o máximo de cuidado e carinho. Qualquer movimento brusco durante o transporte ou uma pequena descalibragem na hora do uso pode comprometer por completo toda a complexidade de um trabalho topográfico profissional. E você sabe que falhas neste processo podem ter consequências muito graves.

Cabe à equipe responsável pelo equipamento topográfico zelar por desde a sua aquisição até o período de funcionamento do mesmo, que pode ser bastante longo com alguns poucos cuidados. Pensando nisso, a Guedes Equipamentos Topográficos preparou uma breve lista com 5 cuidados básicos que todos devem ter com os aparelhos para que eles tenham uma grande duração e uma igualmente enorme confiabilidade.

1 ) Conservação

Os equipamentos topográficos devem ser conservados em locais secos e ventilados e sem grandes variações de temperatura. Na medida do possível, deve-se evitar a longa exposição dos mesmos ao sol e tentar utilizá-los em períodos em que o calor esteja menor, como no final da manhã ou início da tarde.

2) Limpeza

A limpeza dos aparelhos é algo básico que deve ser feita periodicamente para garantir a durabilidade deles. Ela deve ser feita com frequência não só quando o equipamento estiver guardado, mas também logo após o uso no retorno imediato à empresa. Nunca se deve usar detergentes nesse processo e sim apenas um pano umedecido com água ou álcool. Já as maletas devem ser higienizadas com um pano macio e no caso de molhar devem ser deixadas abertas até secar.

3) Umidade

Todo e qualquer equipamento topográfico deve ser mantido longe de qualquer grau de umidade pois ela pode danificar, descalibrar ou simplesmente parar de fazer com que o mesmo funcione. Portanto, logo após o uso dele deve ser cuidadosamente guardado para evitar esse tipo de contato. Os períodos chuvosos devem ser evitados para não comprometer não apenas o estudo, mas também o equipamento.  

4) Transporte

Um transporte correto é fundamental para manter os equipamentos topográficos em perfeitas condições de uso. Ao adquirir um produto profissional como esse o mesmo vem com maletas que foram pensadas e desenvolvidas justamente para preservar a integridades e as características dele. Ela deve ser utilizada não apenas para guardar, mas transportar o equipamento com a devida segurança. Portanto, ele sempre deve ser mantido dentro dela e a mesma deve estar bem fechada.

5) Manutenção

Por melhor que seja o equipamento topográfico para que ele conserve desempenho e resultados confiáveis é imprescindível que passe por manutenções periodicamente. Esse trabalho, quando realizado com profissionalismo e responsabilidade, como a Guedes Equipamentos Topográficos faz questão de fazer, garante a produtividade do aparelho, evita falhas e ainda afasta a necessidade de um eventual conserto, o que implicaria em gastos maiores. A assistência técnica da Guedes é feita em um laboratório próprio de última geração por profissionais experientes e capacitados. Entre em contato e agende a manutenção do seu aparelho.